terça-feira, 16 de abril de 2013

O que o Papa São Pio X disse sobre a Missa?




"Catecismo Maior de São Pio X
Terceiro Catecismo da Doutrina Cristã

Capítulo V
Do Santo Sacrifício da Missa


§1º Da essência, da instituição e dos fins do Santo Sacrifício da Missa

649 Deve considerar-se a Eucaristia só como Sacramento?

A Eucaristia não é somente um Sacramento; é também o sacrifício permanente da Nova Lei, que Jesus Cristo deixou à Igreja, para ser oferecido a Deus pelas mãos dos seus sacerdotes.

650 Em que consiste em geral o sacrifício?

O sacrifício, em geral, consiste em oferecer a Deus uma coisa sensível, e destruí-la de alguma maneira, para reconhecer o supremo domínio que Ele tem sobre nós e sobre todas as coisas.

651 Como se chama este sacrifício da Nova Lei?

Este sacrifício da Nova Lei chama-se a Santa Missa.

652 Que é, então, a Santa Missa?

A Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo das espécies de pão e de vinho, em memória do sacrifício da Cruz.

653 É o Sacrifício da Missa o mesmo que o da Cruz?

O Sacrifício da Missa é substancialmente o mesmo que o da Cruz, porque o mesmo Jesus Cristo, que se ofereceu sobre a Cruz, é que se oferece pelas mãos dos sacerdotes seus ministros sobre os nossos altares, mas, quanto ao modo como é oferecido, o sacrifício da Missa difere do sacrifício da Cruz, conservando todavia a relação mais íntima e essencial com ele.

[...]

657 Para que fins se oferece o Santo Sacrifício da Missa?

Oferece-se a Deus o Santo Sacrifício da Missa para quatro fins: 1º para honrá-Lo como convém, e deste ponto de vista o sacrifício é latrêutico; 2º para Lhe dar graças pelos seus benefícios, e deste ponto de vista o sacrifício é eucarístico; 3º para aplacá-Lo, para dar-Lhe a devida satisfação pelos nossos pecados, para sufragar as almas do Purgatório, e deste ponto de vista o sacrifício é propiciatório; 4º para alcançar todas as graças que nos são necessárias, e deste ponto de vista o sacrifício é impetratório.

658 Quem oferece a Deus o Santo Sacrifício da Missa?

O primeiro e principal oferente do Santo Sacrifício da Missa é Jesus Cristo, e o sacerdote é o ministro que em nome de Jesus Cristo oferece este sacrifício ao Pai Eterno.

659 Quem instituiu o Santo Sacrifício da Missa?

Foi o próprio Jesus Cristo quem instituiu o Santo Sacrifício da Missa, quando instituiu o Sacramento da Eucaristia, e disse que fosse ele feito em memória da sua Paixão.

660 A quem se oferece o Santo Sacrifício da Missa?

O Santo Sacrifício da Missa oferece-se só a Deus."


Fonte: Igreja Católica. Papa (1903-1914 : Pio X). Catecismo maior de São Pio X: terceiro catecismo da doutrina cristã. Niterói, RJ: Permanência: Edições São Tomás, 2010. p. 109-111.

 

Nenhum comentário: